terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Discurso de colação de grau em Direito - FASA - 2º semestre de 2010.

Boa noite a todos os presentes, familiares, amigos, professores, funcionários, diretoria da Faculdade Asa de Brumadinho, e em especial, aos formandos desta noite!

Este é um momento de grande importância para todos nós, acabamos de festejar o Natal, estamos em vésperas de um ano-novo, ou seja, estamos em época de reflexão, de planejamento, da construção de uma nova etapa em nossas vidas.

E hoje estamos aqui nesta bela noite oficializando a concretização de um sonho, vocês todos estão comemorando uma conquista, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas da vida de vocês: a graduação. A partir de agora vocês terão todo um mundo pela frente, um mundo de luta, um mundo de conquistas, mas também um mundo de reveses, porém, tenham certeza, meus prezados alunos, os reveses serão passageiros, as alegrias serão eternas, o sucesso jamais será esquecido por vocês e pelas gerações vindouras: por seus filhos, netos, bisnetos. Vocês são motivo de orgulho para todos nós, principalmente para seus familiares e para Deus!

Há pouco tempo vocês eram crianças que sonhavam e brincavam descompromissadamente com a vida, com o mundo. Vocês foram crescendo, perceberam que o mundo não era tão belo como brincavam, perceberam que existe a guerra, que existe a fome, que existe a desigualdade social. Porém, existem também soluções para a busca de uma sociedade melhor: a fraternidade, a solidariedade, o respeito ao próximo, os sonhos. Em cada um de vocês está hoje a presença de Deus, quantas viagens de suas casas para a faculdade, quantas noites insones preocupados, estudando, para as provas, alguns momentos de raiva de colegas, professores, funcionários. Mas tudo passou e o que ficou foi a certeza de termos feito o nosso melhor, como alunos, como professores, como funcionários, enfim, como amigos e colegas.

Peço licença agora para me dirigir aos seus familiares, parabéns pais, mães, padrastos, madrastas, irmãos, filhos, tios, avós, cônjuges. Vocês compartilham neste momento o sucesso do ente querido: a faculdade proporcionou a eles o conhecimento para o caminhar, bastará aos mesmos fazê-lo. Lembrem-se que a caminhada é feita de passos, passos esses diários, o importante é não parar de caminhar.

Gostaria de dizer a todos vocês, individualmente, que o Direito é uma luta diária, como salientado, a luta contra a desigualdade social, contra as injustiças, contra o poder que oprime os fragilizados. Assim, seguindo as palavras de Eduardo Coutoure, quando tiverem que sugerir aos filhos de vocês qual profissão seguir, não tenham medo ou vergonha de dizer: “faça-se de ti um advogado”. E quando vocês olharem e virem estas belas montanhas de Brumadinho, certamente sentirão saudades deste momento que ficou!

Sucesso a todos e muito obrigado pela oportunidade de compartilhar com vocês este maravilhoso segundo semestre de 2010, que as conquistas sejam inúmeras e as dificuldades do caminho sejam superadas com altivez e, ao final, possamos todos assim dizer: valeu a pena ter lutado, valeu a pena ter sonhado!

Com carinho,

Prof. Márcio Eduardo Morais

BRUMADINHO/MG, 28 de dezembro de 2010.