quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dicas para a redação do texto científico

Após a escolha do tema, o aluno deve passar à redação do texto monográfico. Aqui há alguns detalhes que não podem ser esquecidos pelo aluno/autor, detalhes esses que também devem ser desmistificados.
Primeiramente, é comum alunos escreverem em seus textos expressões como: “de acordo com o memorável Nelson Hungria”, “no magistério do extraordinário Professor Pontes de Miranda”; ou “o inesquecível doutrinador Miguel Reale”. É importante salientar que isso deve ser evitado no texto científico, texto científico não é local para homenagens, deve-se tratar de modo simples: de acordo com Miguel Reale (e não o “inesquecível doutrinador Miguel Reale”). Que eles foram grandes juristas, isso é sabido por todos, porém não é para ser dito isso em texto científico, isso não valoriza mais o texto, pelo contrário, torna-o “chato” e “pedante”.
Texto científico não é poema! Também, ao contrário também do que muitos pensam, escrever fácil é mais difícil do que escrever de modo rebuscado. É comum alunos usando palavras difíceis, tornando o texto fechado, difícil de ser lido. O texto científico deve ser democrático, deve ser entendido por todos. Como já dito, um texto difícil afasta o autor dos leitores. Obviamente que há palavras próprias de uma área do conhecimento, elas devem ser usadas. Por exemplo, é complicado substituir habeas corpus por outra palavra, o nome do instituto é habeas corpus. Nas ciências biológicas isso fica mais claro ainda, há termos relacionados a essa ciência, não há como trocá-los, mas não se está referindo a isto, mas sim a autores que usam palavras difíceis (até estrangeiras) em substituição a palavras do idioma pátrio.
Um outro ponto importante é o uso do dicionário e de uma boa gramática, o dicionário não é “o pai dos burros”, mas sim “o pai dos inteligentes, dos estudiosos”, somente os estudiosos e interessados o consultam. Usar um bom dicionário sempre é fundamental, assim como é fundamental a consulta à gramática durante a elaboração do texto. Um bom texto é aquele de linguagem clara e correta. Não adianta elaborar um texto com palavras difíceis e expressões sofisticadas se as mesmas estão elaboradas de modo equivocado (gramaticalmente).
Assim, o texto deve ser claro e objetivo, profundidade teórica e linguagem obscura não são sinônimos.