quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dicas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Chegado o momento para a elaboração da monografia de conclusão de curso começam as dúvidas, a insegurança, a tristeza e o desespero por parte dos alunos. Nada mais natural, e isso é também saudável! A ansiedade faz com que cada um caminhe, saia da inércia.
Há uma questão posta: a monografia é necessária para a conclusão do curso superior. Deste modo, é inevitável que a mesma seja elaborada, como também é um momento importante e divertido para o aluno.
Assim, o presente texto tem por objetivo apresentar algumas dicas para a elaboração da monografia de conclusão de curso, dúvidas essas que são encontradas geralmente entre os alunos, as quais foram detectadas ao longo da nossa caminhada acadêmica.

A escolha do tema:

1. Antes de mais nada, é fundamental para o aluno escolher seu tema de pesquisa. A primeira decisão refere-se à área da pesquisa, o aluno deve escolher uma das subáreas do Direito: se é interessado em Direito Penal, aconselha-se que escolha um tema dentro dessa disciplina, se gosta mais do Direito Processual Civil, idem. Porém isso não é á regra, pode-se de comum acordo com o orientador, trabalhar uma área diferente (é importante frisar que, ao se trabalhar uma área de conhecimento que lhe interessa, a redação do trabalho será mais prazerosa).

2. Ao contrário do que muitos pensam, o tema não precisa ser complexo. É também comum presenciar alguns alunos dizendo que irão abordar um assunto “inédito”, que "nunca foi tratado antes". Isso não existe! Trabalho acadêmico sem bibliografia é romance, invenção do autor! Como dizia uma professora que tive: “Original é somente Adão e Eva”. Se o pesquisador não encontra bibliografia para seu texto, significa que o mesmo talvez não tenha a devida importância, não seja tão importante quanto ele imagina que seja.

A redação do trabalho:

1. Ao escrever o texto é aconselhável que seja utilizada linguagem padrão, o texto é para ser compreendido, muitas vezes o autor insiste em escrever de modo rebuscado e difícil, quando na verdade está distanciando o leitor de seu texto, fazendo que o mesmo não seja lido, muitas vezes. Afastar o leitor do texto é como enclausurar o conhecimento.

2. Deve-se também ter cuidado na estruturação dos capítulos. Muitas vezes alunos escrevem monografias de 40 (quarenta) páginas com oito, nove capítulos, com capítulos de cinco páginas, sem nenhuma profundidade teórica, o que é negativo para o trabalho. Capítulos introdutórios são fundamentais, porém há que se aprofundar no capítulo-tema do trabalho. (Certa vez um aluno elaborou um texto com o seguinte tema: “a prisão civil do devedor de alimentos”. Foi elaborada introdução e capítulos abordando a origem, as funções, princípios e caracteres da pena de prisão, porém quando o autor iniciou o capítulo-tema da monografia (o mais importante), o fez em menos de 5 (cinco) páginas, de modo superficial. Ou seja, falou de tudo, menos sobre o tema proposto. Isso é erro grave!).

3. É também fundamental que o aluno utilize um bom dicionário de Língua Portuguesa como também o manual de normas (Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT) da instituição de ensino onde estuda. A ABNT prevê a possibilidade de que as instituições apliquem normas específicas, as quais são decididas pelas mesmas. Por isso, nem todos os itens são padronizados, há uma relativa liberdade para a definição de normas em relação a alguns itens da monografia.

4. No que se refere aos plágios, não há que se fazer comentários aprofundados. Isso é inadmissível (além de conduta criminosa), sinônimo de descompromisso e desrespeito com o autor que teve seu texto plagiado, como também consigo próprio. Furtar uma ideia é, muitas vezes, mais grave que furtar um bem material. (Hoje há programas que detectam o plágio, isso pode gerar uma reprovação do trabalho, como também problemas para aquele que plagia, além da sensação de não ter feito o trabalho (ter sido desonesto consigo próprio).

Por que, então, escrever uma boa monografia?

1. A monografia é um dos requisitos para o ingresso na carreira docente (caso o estudante opte pela vida acadêmica, cursando um mestrado e doutorado futuramente), sendo a mesma, na maioria das vezes, o primeiro texto científico do estudante.

2. Ver um texto científico sendo elogiado e lido é motivo de grande satisfação, perceber que se elaborou um bom trabalho e que ele é importante para a comunidade acadêmica.

3. Além disso, um bom texto científico pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por intermédio dele o estudante pode receber convite para palestras, talvez publicá-lo em forma de livro ou cartilha.

Deste modo, é importante aproveitar ao máximo o momento de elaboração da monografia, é um momento único, momento de aprendizado e de pesquisa, como também de crescimento pessoal. Não se termina uma monografia rapidamente (da noite para o dia), mas com um pouco de dedicação e disciplina, é possível elaborá-la em um rápido período de tempo e conseguir um bom texto científico.